História

O Laboratório Interfaces, vinculado ao departamento de Departamento de Economia Doméstica, da Universidade Federal de Viçosa, foi criado em 1986,  e tem por finalidade o desenvolvimento de atividades de ensino, pesquisa e extensão, relacionadas a trabalhos de performance, interface e usabilidade em produtos eletrodomésticos. O Laboratório está  vinculado à área de Economia Familiar.

O Laboratório Interfaces é coordenado desde 1994 pela Prof.a. Dra. Amélia Carla Sobrinho Bifano, docente da área de Economia Familiar, com pós-graduação em Engenharia de Produção, sub área: Trabalho, Tecnologia e organizações, pela Escola Politécnica da USP, período sanduíche no  Laboratoire d’Ergonomie do CNAM – Conservatoire National des Arts et Métiers, França. Nessa ocasião, teve oportunidade de aprofundar seus conhecimentos em Ergonomia da Atividade e em ergonomia Cognitiva.

Convênios

O Laboratório Interfaces foi criado em 1986 e desde então firmou convênios com a

Wallita; Revista Casa Cláudia para realização de testes comparativos entre eletrodomésticos; Procel; Creches da Prefeitura Municipal de Viçosa e SOS. A partir de 1996 estabeleceu convênio com a Multibrás Eletrodomésticos S.A. para a condução de testes de avaliação de desempenho e de interfaces em produtos eletrodomésticos. Em 2001 iniciou trabalhos de Avaliação de manuais de instrução para o Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (INMETRO). Recentemente nos anos de 2013 e 2014 foi desenvolvido em parceria com ANVISA/INMETRO o projeto para Analise de Manuais de Instrução de Glicosímetros.