Estudo dos Pictogramas Como contribuição para reflexão das Equipes de Pesquisas e Desenvolvimento de Produtos. XX SIMPÓSIO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO- XX- SIMPET/UNESP, 2013.
Estado da Arte dos estudos de Interface e Usabilidade. In: VI Workshop de Análise Ergonômica do Trabalho; III Encontro Mineiro de Estudos em Ergonomia; VIII SIMPOPET , 2013.
Utilização de normas ISO’s para a avaliação de usabilidade em manuais de instruções de Eletrodomésticos. XX SIMPÓSIO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO XX -SIMPET/UNESP, 2013.
Adequação de Produtos Eletrodomésticos as Normas ISO’s. SIMPÓSIO DE INTEGRAÇÂO ACADÊMICA UFV, 2013.
Produtos e usuários idosos: um estudo de caso a partir da utilização de forno micro-ondas. VI Workshop de Análise Ergonômica do Trabalho, III Encontro Mineiro dos Estudos em Ergonomia, VIII SIMPOPET, 2013.
Adequação das Informações XX Simpósio de Engenharia de Produção-XX SIMPET/UNESP, 2013.
Estudo ergonômico e da usabilidade em eletrodomésticos por idosos. SIMPÓSIO DE INTEGRAÇÃO ACADÊMICA UFV, 2012.
Construção de uma proposta metodológica para o estudo de tecnologias domésticas com base nos pressupostos teóricos da psicologia sócio-histórica. SIMPÓSIO DE INTEGRAÇÃO ACADÊMICA UFV, 2012.
Envelhecimento populacional: uma nova realidade social brasileira. SIMPÓSIO DE INTEGRAÇÂO ACADÊMICA UFV 2012.
Análise da Adequação de Eletrodomésticos a Idosos como Estratégia para Inclusão. SIMPÓSIO DE INTEGRAÇÂO ACADÊMICA UFV, 2011,
Tecnologias de infraestrutura e trabalho doméstico: a influência da energia elétrica nas atividades cotidianas das famílias. In: XXI Congresso Brasileiro de Economia Doméstica e IX Encontro Latino-Americano de Economia Doméstica e II Encontro Intercontinental de Economia Doméstica, 2011.
Tecnologias e Envelhecimento: Análise da Adequação de Eletrodomésticos a Idosos como Estratégia para Inclusão. SIMPÓSIO DE INTEGRAÇÂO ACADÊMICA UFV, 2011.
Estudo da adequação dos produtos ao uso cotidiano: Uma avaliação metodológica, 2009. Evento: XX Congresso Brasileiro de Economia Doméstica, VII Encontro Latino-Americano de Economia Doméstica, I Encontro Intercontinental de Economia Doméstica; Inst.promotora/financiadora: Universidade Federal do Ceará.
Qualidade das informações que acompanham o produto: Uma avaliação a partir de simulações de uso real, 2009. Evento: XX Congresso Brasileiro de Economia Doméstica, VII Encontro Latino-Americano de Economia Doméstica, I Encontro Intercontinental de Economia Doméstica; Inst.promotora/financiadora: Universidade Federal do Ceará.
Uso de equipamentos domésticos por idosos, 2009. Evento: XX Congresso Brasileiro de Economia Doméstica, VII Encontro Latino-Americano de Economia Doméstica, I Encontro Intercontinental de Economia Doméstica; Inst.promotora/financiadora: Universidade Federal do Ceará.
Construindo uma proposta de avaliação e concepção de produtos a partir da perspectiva da teoria da atividade”. OIKOS, 2009.
Interpersonal relations and organizational structuralization: systematics of positioning. ODAM 2008.
Activité de conception collective et relations interpersonnelles. , SELF 2008 – Ergonomie et Conception : concevoir pour l activite humaine, Ajaccio – Corsega, 2008
Estudo da dinâmica das relações nas configurações das atividades em projeto. In: 4o. Congresso Internacional de Pesquisa em design, 2007.
Laboratório INTERATIVO – DED/UFV 5Estudo introdutório da utilização dos conceitos de conhecimento e linguagem enquanto construções sociais na concepção ergonômica das interfaces. ABERGO 2004.
Concepção e avaliação de interfaces – uma proposta metodológica. P&D Design 2002.
As interfaces pela perspectiva do usuário – reflexões sobre o método. ABERGO 2002.
Discutindo perspectivas – a de concepção versus a de usuário na utilização de produtos. XVI Congresso Brasileiro de Economia Doméstica; IV Encontro Latino Americano de Economia Doméstica, 2001.
Avaliação de produtos: uma reflexão metodológica. XVI Congresso Brasileiro de Economia Doméstica; IV Encontro Latino-Americano de Economia Doméstica, 2001.
O produto fala – uma discussão dos aspectos de comunicabilidade inerentes a satisfação de uso. 3o. CBGDP – Congresso Brasileiro de Gestão e Desenvolvimento de Produtos, 2001.
Prática situada – uma alternativa teórica parar o estudo das atividades domésticas”. XVI Congresso Brasileiro de Economia Doméstica; IV Encontro Latino- Americano de Economia Doméstica, 2001.
Definindo critérios de qualidade – custos, manutenção e satisfação no uso de produtos eletrodomésticos. XVI Congresso Brasileiro de Economia Doméstica; IV Encontro Latino-Americano de Economia Doméstica, 2001.
Estudo do cotidiano – uma alternativa teórica. XVI Congresso Brasileiro de Economia Doméstica; IV Encontro Latino-Americano de Economia Doméstica, 2001.
O serviço de apoio em serviços. É possível melhorar. XVI Congresso Brasileiro de Economia Doméstica; IV Encontro Latino-Americano de Economia Doméstica, 2001.
Avaliação de performance – um estudo comparativo entre ferros a vapor. XVI Congresso Brasileiro de Economia Doméstica; IV Encontro Latino-Americano de Economia Doméstica, 2001.
Como avaliar produtos pela ótica do consumidor – um estudo de caso utilizando-se de sanduicheiras elétricas. XVI Congresso Brasileiro de Economia Doméstica; IV Encontro Latino-Americano de Economia Doméstica, 2001.
O produto fala – uma discussão dos aspectos de comunicabilidade inerentes à satisfação de uso. 3º Congresso Brasileiro de Gestão de Desenvolvimento de Produtos, 2001.
Análise das atividades cotidianas – uma tentativa de compreender os mecanismos da ação humana. Revista de Ciências Humanas. 2001.
Avaliação de interface: a contribuição das informações fornecidas pelo produto. 2º Congresso Brasileiro de Gestão de Desenvolvimento de Produtos, 2000.
Análise Ergonômica da Atividade como Ferramenta de Auxílio ao QFD no Processo de Desenvolvimento de Produtos. 5o ISQFD e 1o GDP. 1999
Manuais de Instrução – Uso e Compreensão das Informações. ABERGO 1999.
Análise Ergonômica da Atividade: Uma Contribuição à Metodologia de Desenvolvimento e Avaliação de Produtos. II Ciclo de Palestras Abertas em projeto do Produto. 1999
A análise ergonômica da atividade como ferramenta de auxílio ao QFD no processo de desenvolvimento de produtos. I Congresso Brasileiro de Gestão de Desenvolvimento de Produto, 1999.
Manuais de instrução: uso e compreensão das informações fornecidas pelo produto. ABERGO 1999.
Avaliação comparativa de lavadoras de roupas automáticas e semi-automáticas. Intercâmbio Universidade/Empresa. XIV Congresso Brasileiro de Economia Doméstica/II Encontro Latino-Americano de Economia Doméstica, 1997.